Psicóloga Fernanda Balthazar
Agende já sua Consulta
- Terapia Cognitivo-comportamental
- Terapia de Casais
- Ansiedade e Depressão
- Conflitos de trabalho
- Atendimento Online Brasil e Exterior
- Psicóloga SP com mais de 27 anos de experiência
Insônia: Causas, Sintomas e Tratamento
```markdown

```
)
Escrito em 10 de Junho, 2020 pela Drª Gabriela Alencar, Psicóloga Clínica (PSC), Mestranda em Neurociências Cognitivas.
Ao falarmos sobre sono, temos muitas vezes em mente o problema da **insônia**. Mas como exatamente se trata essa condição? Quais são as suas causas, sintomas e tratamento? Aqui você vai encontrar respostas para essas perguntas e entender mais sobre o assunto.
Sono e sono são conceitos muito ligados a uma pessoa ao seu corpo e espírito, seja de maneira física ou psicológica. Quando vamos ao leito para dormir, queremos estar o quanto possível felizes com esse momento. Mas as coisas não sempre correm da forma como esperávamos ou estamos acostumados e pode acontecer que você se sinta uma pequena "lula" sem conseguir repousar. Isso é insônia!
A definição oficial para o termo insônia, em português, seria: transtorno do sono crônico caracterizado pela dificuldade ou incapacidade de adormecer, manter-se dormido ou recobrar sonolência após acordar sem alguma causa óbvia, como uma doença médica, drogas ou outros fatores.
Insônia também é o **transtorno do sono mais comum e problemático**. Segundo dados do **[INCERCA](https://www.incerca.gov.br/)**, em 2018 houve um total de **36,7%** dos brasileiros entre os **18** e **59 anos** com **insônia** ao longo do ano - correspondendo a cerca de **42,9 milhões de pessoas**.
E então, como se trata essa condição que afeta tanto um número alarmante da população brasileira? É uma questão muito abrangente. Vamos começar olhando as causas mais comuns que geram o distúrbio da insônia.
```markdown
Imagem URL: https://images.app.goo.gl/f3E45TQvR9JD6kVw7
```
**Causas da Insônia **
- Fatores psicológicos: **ansiedade, estresse, dúvidas e preocupações**.
Ainda há um número considerável de pessoas que experimentam insônia devido aos problemas mentais, como **depressão, bipolar, ansiedade, transtornos do espectro autista, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e outros**. Essas condições tendem a exacerbar os sintomas da insônia e fazer com que se torne cada vez mais difícil para dormir.
Os **fatores ambientais** também são bastante relacionados à insônia. Por exemplo, as ruídos altos na sua residência e condições físicas como temperatura ou iluminação inadequada também estão associadas ao distúrbio de sono insônia.
Pode haver outros **fatores que afetam o sonho** e, inclusive, **sabemos por experiência e pesquisas em animais** (como camundongos) que apresentamos diferentes etapas do sono durante o **ciclo de sono**, sendo as mais conhecidas **Nem Rê**, **Sonambulismo** e **Cadela Rúmida**.
É claro que o **estilo de vida**, consumos de alimentos, estresse na vida profissional e/ou pessoal também influenciam diretamente a qualidade do sono. Vale lembrar também sobre o consumo de cafeína em alimentos e bebidas para reduzir os sintomas da ansiedade antes do horário conveniente, além de não praticar exercícios físicos ao menos duas horas antes do adormecimento.
```markdown
Imagem URL: https://images.app.goo.gl/jD7CcKTd68UZYFp59
```
Se você já sofreu com um problema de sonho e passou algum tempo para lidar com ele, pode acontecer que vários anos mais tarde surja outra situação que também tenha insônia como sintoma. Algumas situações associadas à condição incluem:
- Transtornos psiquiátricos de **ansiedade, depessoão ou estresse**
- **Medicamentos**: antidepressivos (como venlafaxina), broncodilatadores, medicamentos para hipertensão, estimulantes de fármacos como amfetamina e pseudoephedrine.
- Transtornos físicos como **reumática, respiratórias, cístico renal** e outros que prejudicam o conforto na vida noturna;
Nem tudo que causa insônia é necessariamente algo de que se possa saber e/ou contar. Entretanto, a **falta de sono** tem efeitos colaterais para qualquer pessoa sofredora. Vejamos alguns dos sintomas mais comuns da condição:
```markdown
Imagem URL: https://images.app.goo.gl/pC59217vJiH4Y6kR8
```
**Sintomas da Insônia **
- Sentir uma fadiga intensa, especialmente na manhã;
- Atrasos no desenvolvimento em crianças menores;
- Má função sexual;
- Distúrbios de aprendizado;
- Problemas emocionais ou psicológicos (como depressão);
- Hiperatividade, irritabilidade ou convecião excessiva (não exclusivos da criança)
Nem todo problema é tratável, e a insônia não difere de outros distúrbios que são, muitas vezes, difíceis para lidar. Mas temos **algumas estratégias comumente usadas pelo psicólogo** em caso de diagnóstico da condição. Essas abordagens têm como objetivo controlar os efeitos adversos da doença na vida diária da pessoa que a suporta, trazendo mais tranquilidade para o adormecimento noturno.
A **principal dificuldade** de tratar insônia é identificar **causas subjacentes**. Algumas abordagens terapêuticas podem incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) e psicoterapia.
```markdown
Imagem URL: https://images.app.goo.gl/LjQpWVmR6FsM5GXJ9
```
**Tratamento da Insônia**
- **Psicoterapia**: O psicoterapeuta vai identificar a causa dos sintomas e levar em consideração os estilos de vida da pessoa, com especial atenção ao consumo de bebidas alcoólicas ou tabagismo;
- **Médicações**: **Clonazepam**, por exemplo, tem uma duração prolongada e poderia causar dependência, então as recomendações são que sejam tomadas em rara ocasião;
- **Fármacos de sonolência**: Os principais são o zolpidem (Ambien) e zopiclona (Imovane), mas devem ser usados com muito cuidado. Há outras medicações, como o melatonina;
- **Terapia de relaxamento e fisiológica**: Como as técnicas da respiração e da relaxação muscular profunda e biofeedback podem ser úteis.
- Além disso, pode ajudar a ter um **horário fixo** para o sonho e manter **boa alimentação e atividade física adequada**. Essas práticas de saúde fazem com que a pessoa viva em equilíbrio.
- Evite **cafeína**, **alcool** e outros substâncias estirantes. E, naturalmente, reduza o estresse, pois é um dos grandes culpados por distúrbios de sono como a insônia;
- Outra estratégia eficaz para tratar essa condição está relacionada à **terapia cognitivo-comportamental (TCC)**, técnica de psicoterapia que envolve práticas terapêuticas visando diminuir o sofrimento, evitar maladividades e desenvolver comportamento e atitudes adaptadas. Além disso, é comum em terapias como esta o uso da técnica do **recontrole**, que ajuda a manter a pessoa afastada de pensamentos relacionados à dificuldade no adormecimento ou vigílias noturnas.
```markdown
Imagem URL: https://images.app.goo.gl/6vSq4HZF7k2GmLrj6
```
O importante é que, mesmo existindo diferentes estratégias de tratamento da insônia, é essencial identificar **causas subjacentes** e avaliar **quais abordagens seriam mais eficientes** para cada indivíduo em especial. O ideal é procurar profissionais altamente especializados na área, que entendam os problemas comuns associados à condição de insônia, identifique a maior eficácia de tratamentos usando o conhecimento mais atualizado. Em **[Este Post](https://psicologia-online.org/insomnia)**, trazemos os primeiros sinais da insônia que você pode perceber para identificar o problema no começo. Para ter um tratamento adequado é preciso procurar uma psicóloga especialista em Tratamentos da Insônia, como a Drª Gabriela Alencar Psicóloga Clínica (PSA - CNS). Se deseja contate-nos clicando [aqui](https://wa.me/5511964796820) ou pelo **chat abaixo**.
[](https://wa.me/5511964796820) **PSICOLOGA CLÍNICA CNPQ, PSA (PS-CNS)**
```
Lute contra o sono que não vêm e aprenda técnicas de relaxamento e comportamentais para superar a insônia. Conheça as causas, sinais e transtornos relacionados com o sono.
Referências: Insônia, Psicóloga, Relaxamento, Estratégias, Transtorno do Sono, Sinal de Sonolência, Causas da Insônia, Comportamental, Conselhos, Lutar contra a Insônia, Sons para dormir, Técnicas de sono,
Tratamentos
Conheça mais sobre a atuação da Psicóloga Fernanda Balthazar.