Introdução
Transtornos de ansiedade são condições mentais que podem levar a um estado de excessiva ansiedade e preocupação, que afetam o pensamento, fala e comportamento. Elas ocorrem devido a um excesso de neurotransmissores, como serotonina, norepinefrina ou dopamina. Algumas das principais causas desse excesso são:
Transtornos de Ansiedade: Entenda seus Sintomas e Como Superá-los com a Psicóloga Fernanda
1) Fatores ambientais (por exemplo, experiências traumáticas, mudança de emprego ou residência, separação e divórcio).
2) Herança familiar (a probabilidade de desenvolver transtornos de ansiedade é maior se outros membros da família apresentarem um transtorno semelhante).
3) Personalidades nervosas.
4) Estresse crônico, como problemas financeiros e pressão trabalhista.
5) Algumas substâncias que aumentam a neurotransmissão. Exemplos disso são: cafeína (found in coffee, tea and energy drinks), nicotine (in tobacco), marijuana (especially the more potent types) and some medications like certain blood pressure drugs.
Transtornos de ansiedade em crianças
Aprender a identificar sinais e sintomas que indicam transtorno de ansiedade na sua criança, é fundamental para a intervenção oportuna e ao alívio de sofrimento em curto e longo prazo. Crianças têm muitas maneiras diferentes de expressar sua ansiedade e algumas dessas podem ser difícil de entender. Por isso, alguns sinais físicos e comportamentais que podem ajudá-lo a entender se seu filho está lidando com o transtorno de ansiedade são:
1) Preocupação exagerada ou infundada.
2) Medo(a) compulsivo.
3) Pânico.
4) Alterações de comportamento.
5) Reação desproporcional a situações ameaçadoras.
6) Inabilidade para lidar com estresse.
7) Convicção de que o mundo é um lugar perigoso.
8) Dificuldade em ir embora de casa, se juntar com amigos ou fazer atividades sociais.
9) Medo(a) noturno(a).
Transtornos de ansiedade em adolescentes
Muitos adolescentes têm sinais e sintomas de transtorno de ansiedade. Eles podem manifestar seu transtorno em diferentes formas, algumas das quais incluem:
1) Incapacidade para trabalhar em situações sociais devido ao medo da cortejação, críticas e rejeição por parte de seus pares.
2) Ausência frequente dos programas sociais por medo de fazer algo ruim.
3) Agitação exagerada.
4) Alterações no hábito de sono devido ao medo do sono, ou insônia provocada pelo pensamento ansioso.
5) Medo indevido de problemas em suas provas de conhecimento, que leva a uma performance abaixo do nível esperado.
6) Frequente estado de mal-estar ou irritabilidade.
7) Falta de auto-confiança na capacidade de realizar tarefas quotidianas.
8) Tendência para o uso da substância como uma forma de fugir da realidade.
9) Ausência da criação desafiante, atividades sociais e passeios em grupos por medo de coisas que parecem insignificantes.
Como evitar o transtorno de ansiedade?
Embora não possamos eliminar completamente a incerteza e as mudanças na vida, existem muitas formas de lidar com os sinais e sintomas de transtornos de ansiedade. Essas medidas incluem:
1) Estabelecer uma rotina diária e rítmica, mantendo um horizonte e esvaziamento semanal pré-definidos para permitir um ciclo saudável de trabalho, recreação e descanso.
2) Cultivar o corpo e a mente, com práticas como yoga, meditation e mindfulness que auxiliam no manejo da energia psicológica do ser humano.
3) Reforçar o hábito de boas relações sociais, com um apoio social estruturado e uma respeitável estima em si mesmo que não se desestabilize para situações de dificuldade ou rejeição.
4) Fugir do excesso na vida e procurar um equilíbrio entre as coisas essenciais e menos importantes no dia-a-dia. Isso significa não ceder às tentações imundas de social medias e outras "invadiçoes" na rotina do cotidiano.
5) Pensar positivamente, sempre que possível. Estabelecer objetivos reais mas acessíveis e ajustáveis, buscando resultados práticos em termos de concretizações, sem deixar o mundo interpessoal se envolver com a própria energia psicológica negativa.
6) Evitar as drogas ilegais, excesso de cafeína e nicotina (found in tobacco) that stimulates brain neurons and intensifies anxiety, besides exacerbating panic attacks if over-indulged.
Como tratar o transtorno de ansiedade?
A tratamento para os transtornos de ansiedade geralmente envolve terapia e medicamentos. A terapia psicologia pode ajudar a lidar com problemas específicos relacionados às suas ansiedades, enquanto que medicamentos podem ajudar com os sintomas do transtorno de ansiedade. Medicações comuns para o tratamento de transtornos de ansiedade incluem benzodiazepinas e SSRI's (selective serotonin reuptake inhibitors).
Quais as terapias psicológicas para transtornos de ansiedade?
Terapia Cognitivo-Comportamental
É uma combinação de foco na ameaça, controle e evitação, junto com técnicas direcionadas aos pensamentos e ações de longo prazo. Essa terapia também inclui o desenvolvimento do senso crítico para permitir um pensamento e atuação mais seguros.
Terapia Relaxamento Progressivo
Uma abordagem direcionada ao relaxamento corporal que tem por objetivo desarmar os sintomas da ansiedade através da respiração controlada, imaginações relaxantes e foco direcionado à tensão muscular específica do corpo.
Terapia Exposição Cognitiva
Trata-se de uma abordagem baseada no trabalho de relacionamento entre os indivíduos, que tem como objetivo colocar o indivíduo em situações ansiogenas, enfrentando-as sem medo e eventualmente evitando a repetição das táticas que levam a medo.
Terapia Foco na Amizade
Uma forma de abordagem interpessoal que tem por objetivo trabalhar na solução das relações do indivíduo com outros, evitando as avaliações indevidas e enfrentando os problemas sociais sem o desânimo da amizade, respeito emocional e respostas esperadas das pessoas no cotidiano.
Ao meus olhos...
Transtornos de ansiedade são condições mentais que levem a um excesso de preocupação e estresse em várias áreas da vida diária. Causas possíveis de transtornos de ansiedade incluem: fatores ambientais, herança familiar, personalidade nervosa e estresse crônico, que levam a aumento do excesso de neurotransmissão nos sinapses celulares da mente. Transtornos de ansiedade em crianças podem manifestar-se por preocupação exagerada, reação desproporcional a situações ameaçadoras, insônia e inabilidade para lidar com o estresse na vida cotidiana. No caso de adolescentes, o transtorno pode manifestar-se em formas como ansiedade sobre as provas de conhecimento, agitação exagerada, medo noturno, entre outros sintomas relacionados a condição mental. É possível evitar muitos dos sinais e sintomas associados ao transtorno de ansiedade, buscando equilíbrio entre o trabalho e as atividades diárias, cultivar boas relações sociais, pensar positivamente em momentos desesperadores e evitar o excesso de substâncias com propriedades estimulantes como cafeína, nicotina e alcohol.
Com relação a terapia e medicamentos para o transtorno de ansiedade, a maioria das vezes é recomendado tratamento que combina as duas formas em processo, tendo por objetivo uma recuperação saudável mental e o restabelecimento da vida social do paciente, em condições eficientes.
Aprenda sobre os transtornos de ansiedade e descubra como buscar ajuda profissional para superar este problema com a especialista em saúde mental, Fernanda Balthazar. Consulte agora!Referências: Transtorno de Ansiedade, Sintomas, Superação, Psicóloga, Ajuda Profissional, Fernanda Balthazar, Tratamento, Terapia Cognitiva, Estresse, Insônia, Fobias, Tratamento, Terapia Cognitiva, Estresse, Insônia, FobiasBem vindo ao site Psicóloga Fernanda Balthazar.