Psicóloga Fernanda Balthazar
Agende já sua Consulta
- Terapia Cognitivo-comportamental
- Terapia de Casais
- Ansiedade e Depressão
- Conflitos de trabalho
- Atendimento Online Brasil e Exterior
- Psicóloga SP com mais de 27 anos de experiência
* **Pontos-chave da psicologia infantil:** Além do estudo das diversas fases do desenvolvimento da criança (desde o nascimento até a pré-adolescência), temos os aspectos sociais e afetivos desses indivíduos. Isso é possível ao considerar as variáveis individuais e situacionais do comportamento de crianças e suas consequências em diferentes momentos de sua vida.
* **Teorias sobre o desenvolvimento humano:** O estudo da psicologia infantil busca explicar quais fatores são importantes na cognição, motivação e comportamento das crianças. Para isso, existem diferentes teorias que abordam esse tema, como a proposta de Jean Piaget e a de Lev Vygotski.
* **Crianças em situação adversa:** O papel dos adultos é muito importante no desenvolvimento da criança. No entanto, algumas dessas crianças vivem em condições prejudiciais ao seu crescimento e bem-estar. A psicologia infantil também se dedica a compreender como essas menores reagem e adaptam às situações negativas.
* **Piaget:** O teórico suíço Jean Piaget acreditava que crianças não pensavam de forma lógica até a idade de 12 anos, momento em que chegariam à "raça mentais", uma fase superior no desenvolvimento cognitivo. No entanto, estudos posteriores têm mostrado evidências da existência de pensamentos racionais mesmo na primeira infância, especialmente entre os meninos.
* **Vygotski:** A teoria de Vigotski contrapõe-se à proposta de Piaget. Para o russo, é a interação social com outros seres humanos que leva o pensamento lógico e científico. Assim, crianças adquiririam competências cognitivas através do aprendizado social em contato com adultos ou pares.
* **Estrutura mental inadaptativa:** Seu principal problema está na dificuldade de resolver problemas complexos. Essa estrutura impede a capacidade das crianças de entender e processar informações corretamente, o que leva à formação equivocada de julgamentos sobre o que estão percebendo ou vivenciando.
* **Distúrbios psicossociais:** São caracterizados pela falta de adaptação das crianças em diversas áreas da vida, como interação social, acadêmica e familiar. O risco para esses distúrbios aumenta conforme as demandas sociais do contexto crescem de forma análoga aos recursos internos desses indivíduos.
A psicopatologia infantil busca explicar a presença de condições de saúde mental em crianças e adolescentes até os 18 anos de idade, com base no conhecimento da evolução normal do desenvolvimento psicológico em esse período. Podem ser observados transtornos comportamentais, de ansiedade, fobia ou transtorno por déficit de atenção com hiperatividade, dentre outros tipos de problemas de saúde mental em menores.
Venha conhecer o trabalho da Psicóloga Fernanda Balthazar, especializada em Psicologia Infantil, e descubra como ela pode ajudar suas crianças a se desenvolverem emocionalmente e socialmente.
Referências: psicologia infantil, psicóloga fernanda balthazar, desenvolvimento emocional, crianças, ajuda, saúde mental, crescimento, aprendizado, terapia, comportamento, educação,
Bem vindo ao site Psicóloga Fernanda Balthazar.