Psicóloga Fernanda Balthazar
Agende já sua Consulta
- Terapia Cognitivo-comportamental
- Terapia de Casais
- Ansiedade e Depressão
- Conflitos de trabalho
- Atendimento Online Brasil e Exterior
- Psicóloga SP com mais de 27 anos de experiência
Para enfrentar decisões difíceis com o apoio de um profissional tem muito valor, pois além do suporte emocional, a psicóloga pode te guiar através da compreensão das suas próprias emoções e racionamentos, para melhor tomar uma decisão mais adequada. Neste texto, você encontrará informações sobre a importância de se consultar uma psicóloga especializada em decisões difíceis, assim como dicas de como encontrar a sua melhor opção no mercado e o que você pode esperar nesta jornada.
As decisões difíceis afetam profundamente o nosso equilíbrio emocional, já que trazem à tona nossas preocupações, ansiedades e incertezas, além de possibilitar um introspecionamento mais cuidadoso.
Como especialistas em comportamentos humanos e nos sentimentos ligados a eles, as psicólogas são formadas para compreender todas as camadas complexas da mente humana e auxiliar em momentos difíceis de tomada de decisões. Elas são treinadas para entender o humor, os pensamentos, a percepção e outras características do ser humano que possam influenciar sua decisão.
O apoio das psicólogas permite enfrentar situações de pressão mais bem, como por exemplo o reconhecimento das suas emoções, a análise e discussão do pensamento lógico, a identificação dos limites pessoais e profissionais, assim como a elaboração de estratégias para enfrentar decisões mais difíceis de forma eficiente e saudável.
As décadas recentes tiveram avanços significativos no estudo e compreensão do comportamento humano, que permitiram o surgimento de diversas áreas da psicologia aplicada. Para orientar suas escolhas, podemos citar algumas áreas com as quais uma psicóloga pode te auxiliar na tomada de decisões difíceis:
1. **Decisões em saúde:** Enquanto decisões relacionadas às doenças ou doentes que estão passando por cirurgias e tratamentos podem ser muito delicados para serem feitos sozinhos, a orientação da psicóloga permite enfrentar o confronto com uma postura mais fortemente apoiada e baseada em evidências.
2. **Crises familiares:** Decisões como cuidar de uma pessoa idosa, divórcio, relacionamentos turbulentos, cuidado dos filhos são questões da vida cotidiana que exigem análise minuciosa e compreensão sobre nossas necessidades emocionais e cognitivas.
3. **Crises pessoais:** Decisões que envolvem a nossa vida, relacionamentos com amigos, família ou outros aspectos sociais também são parte da trama cotidiana, e se encontrarmos dificuldade em lidar com as decisões de qualquer destas questões, uma psicóloga pode nos ajudar.
4. **Problemas profissionais:** Quando o trabalho coloca algum impacto negativo em sua vida, o acesso às psicólogas pode ser um ponto de sustentação e entender como abordar tais questões sem prejudicar sua saúde.
5. **Orientação profissional:** Oportunidades no mercado de trabalho muitas vezes são decisões que não apenas influenciam nossa vida pessoal, mas também impactam nosso rendimento e evolução profissional. Uma psicóloga orientadora pode auxiliar em tomadas de decisão em relação a escolhas do curso ou faculdade até escolhas de emprego ou carreira.
Encontrar a melhor opção é fundamental para um sucesso em tomadas de decisões mais complexas da vida, pois o conforto, compreensão e empatia entre você e a psicóloga são determinantes para que o processo seja o mais eficiente possível. Para achar uma boa profissional em sua região, sugiro seguir estas dicas:
1. **Busca em buscas:** Muitas das plataformas de buscas em internet disponibilizam listagens de profissionais da área e ao escrever o nome de uma psicóloga ou do endereço da consultoria, a busca pode gerar uma série de sugestões baseadas no endereço.
2. **Verifica opinião de terceiros:** Muitas pessoas têm relatado experiências de trabalho com diversos profissionais. Achar as avaliações que mais lhe interessam pode te dar um conceito de quem é capaz e quem não atende adequadamente às suas expectativas.
3. **Converse em primeira mão:** Tendo conversa com a profissional tem vários benefícios: ela consegue perceber como o paciente se expressa, quanto tempo demora para entender as dificuldades e o corrente do relacionamento é criado de maneira mais agil e segura.
4. **Onde se trata:** Lugar em que a psicóloga desenvolve sua atividade muitas vezes afeta o seu tratamento e preços das consultas, mas tem também o fato de mostrar como se tratam os pacientes que vão até ali. Consultórios mais limpos, organizados e funcionais são sinais que o ambiente em que você será auxiliado é adequado para atendimento a qualquer paciente que precise das suas habilidades e experiência.
5. **Como se comunica:** Forma de relacionamento do psicóloga com os pacientes muitas vezes é resposta de uma série de questionamentos como o contato entre ela e o paciente: é ele mais responsável, fala claramente, presta atenção, acolhe suas dúvidas, entre outros.
6. **Formação:** Um bacharelado, pós-graduação em psicologia e experiência profissional são elementos importantes a serem verificados para encontrar uma boa profissional que esteja à altura das expectativas do seu trabalho com os pacientes.
A Psicóloga Fernanda Balthazar é especializada em auxiliar pessoas a enfrentar decisões difíceis, dando-lhes força e confiança para seguir adiante. Descubra como nossos serviços podem transformar suas vidas!
Referências: Psicóloga Decisões Difíceis, Tomar decisões com coragem, Ter apoio em momentos difíceis, Auxílio em decisões de vida, Tornar-se mais assertivo, Enfrentar o medo de tomar decisões, Aprender a vencer o medo, Compreender o processo de tomada de decisão, Superar o medo de erros, Adquirir habilidades em decisões difíceis,
Psicóloga
Psicóloga: Categoria dedicada a conteúdos sobre atuação da psicóloga, saúde mental, terapia, autoconhecimento, emoções, relacionamentos e orientações práticas para quem busca ajuda psicológica ou deseja entender melhor o trabalho clínico.