Psicóloga Fernanda Balthazar
Agende já sua Consulta
- Terapia Cognitivo-comportamental
- Terapia de Casais
- Ansiedade e Depressão
- Conflitos de trabalho
- Atendimento Online Brasil e Exterior
- Psicóloga SP com mais de 27 anos de experiência
A carreira de psicóloga é diversificada e cheia de desafios. Além do trabalho que realizamos diretamente com os pacientes, a psicologia também possui várias especializações para atender às diversas necessidades da sociedade. Para começar, aqui está uma lista com o que uma psicóloga faz ao longo de sua carreira.
1 - Trabalha em saúde mental e comportamentais: Um dos objetivos primordiais é auxiliar pacientes a enfrentarem dificuldades psicológicas e comportamentais, como transtornos do pensamento, depressão, ansiedade e problema de alimento. Essa ação pode ser realizada em diversas áreas da sociedade, como hospitais, escolas, clínicas, empresas e fins públicos.
2 - Diagnóstico e análise: Os psicologistas estão no meio da mudança de um paciente ou cliente em seus comportamentos negativos para positivos. Para isso, a ferramenta-chave que usamos é o diagnóstico. Queremos compreender seu histórico pessoal e familiar e a sua saúde atual para fornecer um plano de ação que melhor atenda às suas necessidades específicas.
3 - Terapia e aconselhamento: O tratamento geralmente envolve terapia e aconselhamento individual ou em grupo. Nosso objetivo é trazer os clientes de volta ao equilíbrio, ajudando-os a enfrentar questões psicológicas e emocionais e a se adaptarem aos desafios da vida diária, enquanto ensinamos habilidades para lidar com tais questões.
4 - Avaliação: Uma das principais atividades da psicóloga é fazer testes de inteligência, adaptação e personalidade e avaliar o sucesso ou fracasso dos métodos de tratamento empregados na terapia.
5 - Orientar outros profissionais: Embora muitos psicólogos tenham seus próprios pacientes, também estamos envolvidos em avaliar e fornecer orientações para aprofundar a compreensão de questões relacionadas às necessidades do cliente.
6 - Escrever informes e históricos clínicos: As atividades diárias dos psicólogos são frequentemente registadas em forma de notas, planos de ação ou históricos clínicos detalhados para compartilhar com outros profissionais envolvidos no tratamento do cliente. Além disso, muitos psicólogos são responsáveis por escrever e manter relatórios sobre o progresso dos pacientes que recebem tratamento ou diagnóstico clínicos detalhados e comprovados para fins legais ou financeiros.
7 - Researche e estudo: Os psicólogos são sempre em constante busca por aprender mais sobre os problemas do comportamento humano e como solucioná-los, então uma vez que completa seu trabalho com os clientes, muitos psicólogos investem tempo na investigação para avançar na compreensão de questões importantes, como a doença mental e transtornos alimentares.
8 - Ensino: Um outro método para expandir nossos conhecimentos e compartilhá-los com futuras gerações é dar aulas em universidades e escolas. Como professor ou orientador, a psicóloga pode lecionar cursos de pós-graduação e supervisionar estudantes interessados em seguir uma carreira na área da psicologia.
Psicologia Clínica - É responsável por identificar, avaliar e tratarem condições mentais e do comportamento que interferem no desenvolvimento, na relação social e na adequação dos indivíduos ao meio em que vivem. Seus trabalhos são realizados tanto em hospitais quanto em instituições privadas especializadas na área.
Psicologia do Esporte - Esta profissão tem como foco a promoção da saúde e desempenho de atletas e equipes através do estudo das variáveis que influenciam o comportamento, o desenvolvimento pessoal e a formação esportiva do indivíduo. Pode estar presente em instituições privadas ou na rede pública de saúde e esporte.
Psicologia Educacional - A profissão tem como princípio o trabalho com crianças, adolescentes e adultos envolvidos no sistema educacional e também os cuidados com pacientes de diferentes contextos sociais. Atua em instituições particulares e públicas de ensino básico e superior e nos ambientes escolares.
Psicologia da Saúde - O trabalho envolve a avaliação psicológica de pacientes em ambiente hospitalar, orientando profissionais da área médica sobre o impacto do diagnóstico e do tratamento sobre a conduta dos doentes e suas famílias. Eles podem atuar nos ambulatórios, clínicas e hospitais privados ou públicos de saúde.
Psicologia Forense - A profissão está presente em juízos, investigações policiais e na prevenção do crime. Realiza avaliação de pessoas com possíveis distúrbios psicológicos ou neuropsicológicos envolvidas nos processos legais. A abordagem pode ser clínica, investigativa ou educacional, podendo atuar em instituições públicas e privadas ligadas ao sistema de justiça.
Psicologia Organizacional - Trabalha na avaliação do comportamento, das atitudes e das motivações dos empregados, contribuindo para o desenvolvimento e evolução da organização ou empresa. Intervem em processos como contratação, treinamentos e saúde ocupacional de empresas privadas ou públicas, com foco em melhorar a performance do funcionário.
Esse é apenas uma pequena amostra dos incontáveis trabalhos realizados por psicólogas nos diversos segmentos de atuação, que buscam compreender e auxiliar na qualidade de vida de milhares de pessoas diariamente.
Como tornar-se uma psicóloga?
É um processo muito completo, mas com bastante satisfação no final do caminho. Abaixo estão os passos necessários para que você tenha sucesso e seja uma ótima profissional da área:
1 - Conheça o currículo: Para iniciar sua jornada na carreira, você deve cursar a Graduação em Psicologia. Este é um período de 4 anos no Brasil, e possui muitos campos estudados durante esses quatro anos, abrangendo desde o comportamento humano e animais até neurociências. Essa formação teoricamente abrange os aspectos teóricos, empíricos e éticos envolvidos no trabalho com a pessoa em diversas áreas do conhecimento.
2 - Aprofundando o conhecimento: Você deve seguir em frente e obter seu Mestrado, possibilitando aprofundar-se na área escolhida durante sua graduação, onde será chamado para realizar pesquisas que gerem conhecimentos significativos à psicologia como campo de estudo. Ao final, você estará equipado para produzir pesquisas e trabalhos inovadores e avançados na área escolhida, e desenvolver projetos específicos de melhoria de métodos terapêuticos, testes diagnósticos ou tratamentos que atendam às necessidades da sociedade.
3 - Obtenha o Doutorado: A conclusão de seu doutorado, que se torna um titulo prestigiado na área psicológica, vai dar você os créditos e a experiência adicionais que muitas vezes são necessários para se tornar especialista em um campo dentro da área ou chefe de equipe de psicólogos no local de trabalho.
4 - Conheça as regulamentações: Cada país possui normativas específicas para o funcionamento das profissões ligadas à saúde, sendo necessário atentar a todos os aspectos de seus respectivos regulamentos. No Brasil, por exemplo, há exames e provas obrigatórias que o psicólogo deve aprovar antes de iniciar sua carreira de forma independente ou com contratação por entidades públicas ou privadas do setor público e saúde.
5 - Obtenha uma experiência profissional: O objetivo aqui é aumentar o número de casos que você já analisou na vida real, e colher os pontos positivos das suas habilidades que ficaram aquém do plano, aumentando seu arsenal de armas terapêuticas com experiências únicas, criativas e mais adequadas às diversidade de casos e necessidades de pacientes e/ou clientes da área que você deseja atuar.
1 - Superação dos prósperos vestibulares, escolhendo uma instituição com programas reconhecidos e com ênfase na qualidade da educação.
2 - Curso de 4 anos com foco em história, sociologia, antropologia, filosofia, neurociência, ciências sociais, biológicas, psicobiologia, estatística e fisiologia entre muitos outros tópicos relevantes à area.
3 - Realizar estágio prático no terceiro ano, abrangendo várias etapas de pesquisa, como planejamento, metodologia e apresentação do trabalho em público ao fim do mesmo.
4 - Aprofundamento nas áreas da escolha e realização do Currículo Profissional e Formación Pedagógica, sendo responsável pela busca de empregos, internatos, voluntariados entre outras possibilidades, além da elaboração e defesa dos trabalhos na área.
5 - Finalizar a graduação e preparar-se para exames que garantem os direitos de exercício da profissão em diversas esferas, seja no entorno público, privado ou prestadora de serviços, tanto de forma independente quanto contratada por terceiros.
E como você ficará uma psicóloga? 😊 Com uma profissão que oferece empolgamento, conexão com as pessoas e realidade da vida humana; uma grande oportunidade para transformação social e crescimento do próprio saber; e muito responsabilidade de cuidado e empatia em situações de crise. Sobrou alguma dúvida? Então, aproveite e me envie. Posso ajudá-lo com mais detalhes sobre qualquer assunto que queira conhecer mais sobre psicólogas.
Aprenda sobre as funções de uma psicóloga, seus estudos e como ela pode transformar vidas. Conheça a Psicóloga Fernanda Balthazar!
Referências: psicologia, psicóloga, atendimento, consultoria, comportamento, saúde mental, profissional, diagnóstico, terapia, suporte, crianças, adolescentes, adultos, famílias, empresas, trabalho, estresse, depresão, ansiedade, autismo, relacionamento, criatividade, crianças, adolescentes, adultos, famílias, empresas, trabalho, estresse, depresão, ansiedade, autismo, relacionamento, criatividade
Blog
Aqui você encontra alguns artigos da Psicóloga Fernanda Balthazar que podem ser úteis para você.